Resenha do Filme O quarto poder e Documentário Cidadão Kane


O quarto poder:
O filme O quarto poder do diretor Costa Gravas, nos mostra a verdadeira realidade do mundo da mídia, o seu papel e também seu forte poder de influência que tem em nossas vidas. A necessidade que um repórter tem em ter sua “fama” novamente faz com que ele cometa irregularidades como suborno e manipulação; a distorção de noticias e de imagens faz com que nós telespectadores nos prenda a querer saber mais e mais do que está acontecendo, e com isso eles atingem a audiência cobiçada.
Os principais personagens da historia são: o repórter, Max; e o ex - segurança, Sam.
Sam vai ao museu para pedir seu emprego de volta, e no desespero de não ter sido atendido, ameaçou a diretora com uma espingarda, por acidente ele baleou um colega de serviço.
Max estava fazendo uma pequena matéria no museu quando presenciou o acontecido, com isso ele aproveitou a chance para manipular a situação e conseguir sua audiência de volta.
O papel da mídia no filme foi passar uma noticia para o publico que não era bem aquilo que estava acontecendo, chegaram até mesmo dizer que Sam havia atirado em seu colega por racismo, os relatos verdadeiros não foram revelados nem mesmo depois que Sam morreu. A mídia quando está por cima, indica que a sociedade não vai tão bem.   
Com certeza há relações do filme com a vida real, em pesquisa na internet uma das citações é sobre o governo de Collor, como ninguém tomou frente do assunto, a imprensa se encarregou disso, e com isso o presidente saiu como um corrupto, sem ninguém saber da verdade, e a imprensa saiu como “vitoriosa”.
É uma historia muito chamativa, pois por mais que a gente saiba que somos “enganados” pela imprensa, ainda acreditamos no que dizem, o filme nada mais passa da realidade da qual vivemos todos os dias.
Muito Além do Cidadão Kane:
O documentário Muito Além do Cidadão Kane do diretor Simon Hartog mostra uma realidade um tanto assustador, sai totalmente do que estamos habituados a ver. As televisões têm por costume transmitir a alegria, drama, noticias e entretenimentos, o que nós não imaginamos é que por de traz disso tudo existe tantos contratos ilegais e muitos interesses pessoais.
Em pesquisa li que esse documentário nunca foi exibido em TV nenhuma, e que esse vídeo foi para no You Tube por um grande desleixo que acabou repassando copias de VHS.
Daí por diante percebemos o quanto a imprensa tem influência nas nossas vidas, quanta coisa acontece “naquele mundo”, e nós aqui inocentes e crentes que o que eles nos passam é a mais pura realidade.
O documentário e o filme contêm uma grande ligação, pois vemos que ambos se tratam de mídias manipuladores, e que fazem o que bem entendem com o mundo da noticia, a realidade do documentário confirma ainda mais o que a ficção do filme nos mostrou.


Resenha:

O assunto a ser tratado faz diferença no nosso dia a dia, o filme O Quarto poder, nos revela a vida de um homem que por seu desespero de conseguir seu emprego de volta acaba fazendo uma grande besteira que prejudica sua vida inteira, e um repórter que quer se auto promover e não mede esforços para conseguir uma matéria que deixasse o mundo paralisado, as informações foram distorcidas e a confusão foi feita, verdades não foram ditas, e pessoas inocentes acabaram pagando pelo a inconsequência de um repórter.
A partir daí, vemos o quanto à mídia tem o poder em suas mãos e como elas conseguem manipular não somente os envolvidos, mas a sociedade também, tudo gira em torno da intenção sensacionalista. Quando pensamos no que estão fazendo, passamos a ter medo do que virá pela frente e até a que ponto essa situação vai chegar. O mundo jornalístico é necessário para estarmos antenados nos acontecimentos do mundo, é preciso para muita coisa, mas se as informações são quase todas distorcidas como é mostrado no filme, do que devemos acreditar, ou deveríamos ignorar?
O documentário Muito Além do Cidadão kane, tem o mesmo caminho do filme, tudo girando em torno da mídia, esse documentário chegou a ser conhecido como a historia proibida da Globo, mas que por um furo esse filme foi copiado e hoje roda na internet livremente, mas na TV mesmo nunca foi publicado. Somos como bonecos nas mãos da imprensa que acreditamos e fazemos o que falam. É como se eles “os poderosos” fossem todos inacessíveis, e nós somos a população que vivemos a base deles.
E não é somente a imprensa que nos fazem de bonecos, mas as propagandas também, nos dizem o que vestir, o que comer, o que comprar, enfim, vivemos em um mundo de  “ilusão”.

Um comentário: