Relatório...


O dia 09 de junho de 2012 foi marcado para a realização do projeto “Fotografia para todos”, onde reuniríamos uma turma para entender um pouco mais da história da fotografia e construiríamos a câmara escura. Algum tempinho antes, tínhamos combinado que a atividade seria realizada em minha própria casa, e os participantes seriam alguns amigos e parentes. Chegou o dia e antes mesmo de começar a realizar a atividade um grande imprevisto aconteceu, uma amiga da família e dos mesmos amigos que participariam da atividade faleceu, dessa forma aconteceu que ninguém pode estar presente. Como não poderia deixar de fazer a atividade, arrumei a sala normalmente, gravei um vídeo explicativo de como fazer a câmara escura (que está no blog), e chamei meu namorado, nós dois então começamos nosso processo de criação.
Primeiramente li a cartilha juntamente com meu namorado, fiz uma explicação do texto para que ele entendesse melhor qual era o propósito da atividade, mostrei o vídeo explicativo para nós tivéssemos uma base para realizar o exercício. Assim que as dúvidas foram esclarecidas, iniciamos o processo de fabricação da nossa câmera fotográfica.
No vídeo eu usei lata e papel de foto, para a atividade usamos caixas e papel vegetal. Fixamos o papel na caixa e lacramos a mesma para que não entrasse nenhum tipo de claridade, no lado contrário da onde colocamos o papel, fizemos um pequeno buraco, e colamos com a fita adesiva o papel alumínio, somente então fizemos o pequeno furo para que entrasse a luz. Eu em particular me enrolei na parte mais fácil, que era cobrir a câmara com o papel cartão, pois o papel não ficava tão justinho na caixa. Logo, colocamos as câmaras para exposição, como esse processo é um pouco mais demorado, deixamos ali gravando a imagem e fomos arrumar a bagunça da sala. Fizemos todo esse procedimento no período da manhã, então a câmara escura ficou exposta a tarde toda; retiramos elas lá pelas 17:30 horas, acredito que o maior desafio para nós foi a falta do sol, estamos passamos por algumas semanas de muito frio e chuva, então faltou a luz do sol para que a imagem ficasse melhor, mesmo assim deu certo.
O participante Junior disse em depoimento, que esse projeto foi muito importante para ele, pois primeiramente ele não fazia ideia do que significava uma câmara escura, disse que nunca estudou sobre isso, nem na escola, nem na primeira faculdade que fez, devido ao fato dele trabalhar como arte finalista, acaba tendo contato com a fotografia, e para ele foi uma experiência muito importante e que com certeza terá grande proveito.
Em minha opinião, esse é um projeto que realmente vale a pena fazer com uma sala de aula, é uma atividade gostosa de fazer e nos ensina muita coisa. Como os resultados não foram os mesmos do inicio do projeto, pretendo combinar o mais rápido possível para fazer esse projeto novamente, porém com a turma que inicialmente participariam. E então poderei obter mais opiniões e poderei ajustar alguns errinhos e melhorar em outros pontos. Com certeza irei compartilhar isso com vocês, porém pelo blog.
Futuramente quando começar a lecionar em sala de aula pretendo colocar em prática esse projeto e com certeza teremos uma aula bem dinâmica e muito proveitosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário