Meu projeto!

Chegamos a ultima etapa do nosso projeto, onde a parte teórica e prática já se foram, os trabalhos também já foram expostos, e nos resta apenas fazer as considerações finais.

Começarei falando sobre meu próprio projeto; quanto a parte teórica acredito que fiz um apanhado muito bom da história da fotografia, porém existem pontos muito interessantes que eu poderia ter incluído, mas o texto ficaria um pouco longo demais, acredito que nessa parte deixei a desejar. Quanto à execução do projeto, depois que a turbulência passou, realizamos a atividade com o grupo que inicialmente foi montado, foi muito interessante, pois cada um não somente fez a câmara como também a customizou do seu jeito, um colocou uma história em quadrinho, outro fez uma frase que tem haver com a atividade, cada um com seu estilo. As fotografias também foram escolhidas conforme aquilo que mais gostavam, um fotografou o símbolo do time que torce, outro fotografou uma paisagem, outro os próprios pés, e no final resultamos em imagens diferentes, porém interessantes.

No encontro presencial que aconteceu no dia 16 de junho de 2012, apesar da pouca quantidade de alunos, pude perceber que as idéias foram totalmente diversas uma das outras, achei muito interessante o fato de que cada um de nós se preocupou em tornar o projeto algo acessível para todo mundo, e que os alunos de baixa renda também possa participar.

Tivemos a Teresinha que fez seu trabalho relacionando arte e reciclagem, ela propôs aos alunos guardar aquelas folhas de papel que jogamos fora, para montar uma árvore e descobrir então quanta coisa deixamos de aproveitar para coisas boas, ela relatou que em uma semana se não me falha a memória, eles recolheram 60 bolinhas de papel. Pelo que vi nas fotos, a escola toda participou do projeto, ficou muito interessante.

Também tivemos a Cristiane, que levou para seus alunos as obras de Caribe, ela fez um power point com as obras e a história que ficou muito instrutivo. Não podemos esquecer da nossa colega Fabiana, que fez seu projeto relacionado a metodologia de Ana Mae, relatou ainda que seu projeto não foi concluído devido a burocracia que é grande, logo precisaria de um tempo maior, mas relatou que já começou a fazer as entrevistas.

Assim a Tatiane nos trouxe seu trabalho, que foi levar a história em quadrinhos para sala de aula, nos relatou que sua maior dificuldade foi que muitos de seus alunos não sabiam nem mesmo ler e escrever, dessa forma teve que ensinar o básico da alfabetização e incluir os quadrinhos na aula, para que obtivesse seu resultado final, achei interessante, pois ela mesma fez uma história em quadrinhos, onde o contexto era como escrever sua história em quadrinhos.

A partir da idéia da Tatiane, pude perceber que meu projeto abre um leque de possibilidades para continuidade do assunto, como por exemplo, propor aos alunos que com as câmaras feitas, às fotos serem tiradas em seqüência, montando assim uma seqüência de cenas, podendo ser um quadrinho ou um stop motion; porque não propor também que a partir da imagem, fazer sua própria pintura, assim como Leonardo Da Vinci fazia?! Acredito que é uma idéia a se pensar e que iria abranger outras questões da arte.

Particularmente foi uma experiência de muito valor, aonde no futuro projeto do TCC esse venha a ser meio caminho andado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário